Hora Certa
Últimos assuntos
» Um Natal mais simples
Sab 12 Dez 2015 - 19:25 por Sonia Momoi

» Retorno
Dom 4 Out 2015 - 10:30 por Rose.rslam

» Caixas para a secretária da mamã
Sab 3 Out 2015 - 17:50 por Luna Bijoux

» Mudanças em casa
Sex 11 Set 2015 - 19:12 por Maria Jose zanin

» Como fertilizar uma terra que já não dá «chão para uvas».
Qui 10 Set 2015 - 9:25 por Rose.rslam

» Olá
Qui 10 Set 2015 - 9:07 por Rose.rslam

» Ideia criativa para uma varanda
Qua 9 Set 2015 - 21:01 por Beatrizz_20665

» Os meus jardins em casa
Qua 10 Jun 2015 - 23:03 por Rose.rslam

» Cozinhando com o Sol - Parte 2
Qua 10 Jun 2015 - 22:54 por Rose.rslam

Palavras chave

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Setembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Cozinhando com o Sol - Parte 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Cozinhando com o Sol - Parte 2 em Seg 1 Jun 2015 - 16:51

Olá, amigos. Tal como prometido, irei falar do nosso forno solar. As ideias foram extraídas da internet, embora tenhamos decidido misturar algumas ideias de tutoriais diferentes. 
Este forno é mais complicado e exige mais trabalho a fazê-lo, mas não se vão arrepender (funciona mesmo).
Os materiais são os mesmos: cartão, alumínio... mas desta vez decidimos usar cola para o fazer (também pode ser usada fita-cola) e é preciso arranjar um plástico (ou vidro, para quem tiver um à mão - nós usámos plástico). Também é preciso tinta preta (pode ser guache) para pintar o cartão.
Procure duas caixas de tamanho diferente, para que uma possa ficar dentro da outra, com centímetros de distância entre elas. O formato não é importante. Pode ser quadrado ou rectangular:
Com pedaços de cartão tente nivelar o chão pela mesma medida: as panelas têm que estar direitas. Faça isso com ambas as caixas:

Se as caixas tiverem buracos, é preciso tapá-los, claro:

Em seguida preencha a caixa interior com papel de alumínio. Nos intervalos encha tudo com papel de jornal. Isto irá aumentar a temperatura dentro da caixa, que funcionará como uma incubadora:

Em seguida é preciso tapar as distâncias, deixando os jornais retidos lá dentro. Com cartão da mesma medida que as distâncias comece por colar tudo, fechando as bordas:

Está na altura de fazer a tampa da caixa. Com papel pardo e uma caneta, tire um molde da parte de cima da caixa e passe-o para uma chapa de cartão. Recorte-o de seguida:

Com tiras de cartão de tamanho idêntico, faça o resto da tampa:

É agora que se usa o plástico, que servirá de tampa: Neste caso colei o plástico no interior. Convém que seja o mais transparente possível para não bloquear a luz:

Depois arranjei uma grande chapa de cartão, colei-a um pouco mais abaixo da borda da tampa (convém que a tampa possa entrar e sair à vontade) e revesti-a de alumínio para que esta fosse o reflector. Ela serve para criar ainda mais reflexos e luz, para que a luz bata no fogão e provoque ainda mais calor:

Pormenor do lugar onde cola o refector (abaixo da tampa). Tem que ter uma certa folgazinha, para a tampa encaixar:

Por fim, pinta-se todo o forno exterior (e a tampa) com tinta preta. O preto concentra o calor que é obtido pela reflexão da luz do Sol no papel de alumínio:

...e pronto. O forno está pronto para funcionar. Já há comidinha lá dentro. A luz era tão intensa que eu tive que desviar a vista. Tive dificuldades em tirar a fotografia:

Resultados: rolo de legumes salpicado de sésamo e pão:

Bom apetite!

2 Re: Cozinhando com o Sol - Parte 2 em Seg 1 Jun 2015 - 17:10

Não me canso de dizer que adorei a ideia, temos a energia solar de graça e nem sempre nos lembramos de aproveitá-la...

Ver perfil do usuário

3 Re: Cozinhando com o Sol - Parte 2 em Seg 1 Jun 2015 - 19:36

Depois de tanto, mas tanto tempo sem aqui estar, não poderia deixar de o fazer agora, pois recebi de uma forma toda especial um convite de nossa querida Clara.
Vim e fiquei muito satisfeita com a ideia e com o passo a passo, logo estarei de férias com meus filhotes e marido em casa de mamãe que por acaso, é na roça rsrs
Então lá farei esta gostosa experiência com meus filhos, vou tentar fazer fotinhos e trazer para que possam ver.

Clara usou câmera fotográfica normal para as fotos?

Muito obrigada pelo convite, vou "cuscar" se encontro a flor de sua varanda por aqui rsrs

bjs

Ps. voltei para dizer que mostrei a meu filho n°2 e ele já quer fazer aqui em casa antes mesmo das férias  Laughing

Última edição por dininha em Seg 1 Jun 2015 - 19:53, editado 1 vez(es) (Razão : acrescentar comentário do filho)

Ver perfil do usuário

4 Que giro!!! em Seg 1 Jun 2015 - 20:30

Nas férias, tenho que fazer também um para mim!!!! lol! flower flower afro lol!

5 Re: Cozinhando com o Sol - Parte 2 em Sex 5 Jun 2015 - 19:46

Uauuuu, que bacana!!!
Adoreiiiiii, aqui é muito quente, com certeza será uma experiência incrível.
Vou fazer, mas tenho que esperar o verão, pois aqui é inverno e está muito frio.
Mas vou preparar meu forninho solar.
Parabéns

Vocês são ótimo com receitinhas de pães,
coloque receitinhas de pãezinhos , massas ou biscoitinhos Portugueses
Gostaria muito de fazer

Parabénssss

6 Re: Cozinhando com o Sol - Parte 2 em Sab 6 Jun 2015 - 3:32

Minha querida Irmã,mas que belas engenheiras estão se saindo hein? rsrs
Nossa, fiquei boquiaberta! Parabéns e mais parabéns!
Sempre tive curiosidade sobre isso mas nunca parei pra saber como fazer ou como funciona - só sabia que é com luz solar kkkkk  
Quem sabe um dia não me atrevo e copio a tentar essa façanha também rsrs
beijinhosssss e desculpe a demora mas sabes como estão as coisas por aqui Wink

7 Re: Cozinhando com o Sol - Parte 2 em Sab 6 Jun 2015 - 17:50

Pois é, Rose, acho que vou mesmo colocar algumas receitas de pão, pão com chouriço, bolas e etc...

Gostaria que uma das amigas brasileiras postasse receita de pãezinhos de queijo, a Sónia adora e os meus nunca ficam muito bem...

Luna, minha Irmã, é mesmo muito fácil de fazer. E tem várias vantagens: como leva um pouco mais de tempodo que o habitual ( mas nunca queima, cozinha tudo por igual...).você pode colocar uma jardineira a fazer, ou um estufado, ou carne para assar, e vai à sua vida. Faz outras coisas que tenha para fazer ou simplesmente descansa, ou vai passear... Claro que estou a falar de fins de semana ou de quem pode estar em casa...
Não tem de ficar vigiando...
Quando está  pronto ou o sol começa a ir embora, o jantar está feito. Ou, como nós já fizemos, temos comida-base para mais de uma refeição: um bom naco de carne assada cortado às fatias, ou um estufado de  maior quantidade pode ser colocado em porções na geleira e, com diferentes acompanhamentos, servir para várias refeiçoes. A custo zero de energia e amigo do ambiente.

Abração!!

Luna, minha Irmã, obrigada!
Ver perfil do usuário

8 Re: Cozinhando com o Sol - Parte 2 em Qua 10 Jun 2015 - 22:54

Clarinha, eu achei o máximo este formo, rsssss

Quanto ao Pão de Queijo eu farei sim, e colocarei aqui todo processo.
Queijo por aqui está uma fortuna, mas assim que possível comprarei os queijos para fazê-los, rssss
Quanto os pães e bolos Portugueses,
vai ser uma honra fazê-los, rssss Very Happy Very Happy Very Happy

bijinhos

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: