Hora Certa
Últimos assuntos
» Um Natal mais simples
Sab 12 Dez 2015 - 19:25 por Sonia Momoi

» Retorno
Dom 4 Out 2015 - 10:30 por Rose.rslam

» Caixas para a secretária da mamã
Sab 3 Out 2015 - 17:50 por Luna Bijoux

» Mudanças em casa
Sex 11 Set 2015 - 19:12 por Maria Jose zanin

» Como fertilizar uma terra que já não dá «chão para uvas».
Qui 10 Set 2015 - 9:25 por Rose.rslam

» Olá
Qui 10 Set 2015 - 9:07 por Rose.rslam

» Ideia criativa para uma varanda
Qua 9 Set 2015 - 21:01 por Beatrizz_20665

» Os meus jardins em casa
Qua 10 Jun 2015 - 23:03 por Rose.rslam

» Cozinhando com o Sol - Parte 2
Qua 10 Jun 2015 - 22:54 por Rose.rslam

Palavras chave

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Julho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Preparando a varanda para os melrinhos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Preparando a varanda para os melrinhos. em Sab 17 Maio 2014 - 16:02

Estivemos a tirar informações sobre a espécie dos Melros e ficámos a saber que os pintainhos têm a mania de sair do ninho ainda antes de voar. Isto cria todo o tipo de más situações possíveis:

1- Espatifar-se no chão - Se o ninho for demasiado alto, eles podem cair de uma altura que cause a sua morte ou partir uma asa ou pata. Num meio florestal eles têm o chão fofo da floresta, com os fetos e musgos, etc, para além de podem cair para o ramo mais baixo da árvore e ali ficarem a ser alimentados pelos pais. Mas na cidade há cimento, mármore, tijoleira e ladrilhos, o que só serve para os matar e magoar.
2- Ser comido por predadores - Gatos, cães, ratazanas, etc... são os seus maiores inimigos. Comem-nos que é uma beleza. Além do mais os seres humanos também podem ser um perigo porque os carros podem esborrachá-los e as pessoas podem pisá-los sem querer.

Que fazer, então, com estes bichinhos? O ninho está numa varanda de um 2º andar, bem à beira da prateleira do nosso armário de vasos. Mais uns centímetros e eles cairão lá abaixo, no chão de tijoleira do quintal. É morte certa.


...viram como está bem à beira? Basta um passarinho saltar à esquerda e... «era uma vez um melro».
(Esta fotografia foi tirada quando os ovinhos ainda não estavam lá. O ninho não pode ser mexido porque, se o fizermos, os pássaros largam os filhotes. É só para verem a sua posição).
Eis como fizemos:


Afastámos o canteiro e colocámos lá um caixote, bem em frente ao ninho. Claro que há sempre a possibilidade de que eles saltarem para lá do caixote. E «era uma vez um melro» outra vez... mas se ficarmos de olho à espreita e estivermos vigilantes podemos pegar neles (agarrados com um pano macio) e colocarmos os bichinhos no chão da nossa varanda. Temos é que estar atentas! Eis o panorama da beira da varanda, com os pratinhos de comida e tudo:


Também colocámos cartões ao longo das grades da varanda. Eles podem andar pelo chão e, como são pequeninos, passar facilmente por entre as grades. e...«era uma vez um melro». Por fim abrimos uma clareira na varanda, para que eles possam circular à vontade, sem se sentirem presos (os Melros não gostam do cativeiro e não sobrevivem a ele).


Este chão terá um pano macio (sem pelos e fios!) para amparar a queda e para eles se sentirem à vontade. Está a secar na corda da minha outra varanda. 
Estas medidas darão a eles tempo emprestado para crescerem um pouco mais, sem se perderem pelo caminho. Apenas 30% dos Melros chegam ao primeiro ano de vida. Muitos se perdem pelo caminho com a fome, doenças, predadores e saídas inoportunas do ninho. Vamos lá a ver se estes sobrevivem...


_________________
Obrigada FazendeiroGeorge
Ver perfil do usuário

2 Olha as mamãs babadas! em Sab 17 Maio 2014 - 16:18

Mal sabe este casalinho de melros a sorte que teve, quando os dois decidiram arrumar "as trouxa" para a vossa varanda! Cool  flower  lol!


_________________
Obrigada FazendeiroGeorge
Ver perfil do usuário

3 Re: Preparando a varanda para os melrinhos. em Dom 18 Maio 2014 - 17:49

Puxa, que legal o que fizeram Sónia!
E concordo com a Sandra: esses passarinhos sequer imaginam a imensa sorte que tiveram ao fazer ninho na vossa varanda, não poderiam receber melhores cuidados e atenção!
beijinhos


_________________
Ver perfil do usuário

4 Vem aí chuva! em Seg 19 Maio 2014 - 11:31

Olha Luna, estamos assustadinhas! Vem aí chuva em Lisboa, o céu já está cinzento e parece que isto vai durar dias. Vai ficar tudo estragado. O caixote de papelão, os cartões nas grades e a mantinha no chão vão ficar todos empapados e o cartão vai amolecer e dissolver-se. 
Pobres bichinhos. Justamente na altura em que estão prestes a sair do ninho...vou dormir com o coração apertado só de pensar que vão ficar molhadinhos e cheios de frio.


_________________
Obrigada FazendeiroGeorge
Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum