Hora Certa
Últimos assuntos
» Um Natal mais simples
Sab 12 Dez 2015 - 19:25 por Sonia Momoi

» Retorno
Dom 4 Out 2015 - 10:30 por Rose.rslam

» Caixas para a secretária da mamã
Sab 3 Out 2015 - 17:50 por Luna Bijoux

» Mudanças em casa
Sex 11 Set 2015 - 19:12 por Maria Jose zanin

» Como fertilizar uma terra que já não dá «chão para uvas».
Qui 10 Set 2015 - 9:25 por Rose.rslam

» Olá
Qui 10 Set 2015 - 9:07 por Rose.rslam

» Ideia criativa para uma varanda
Qua 9 Set 2015 - 21:01 por Beatrizz_20665

» Os meus jardins em casa
Qua 10 Jun 2015 - 23:03 por Rose.rslam

» Cozinhando com o Sol - Parte 2
Qua 10 Jun 2015 - 22:54 por Rose.rslam

Palavras chave

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Novembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Coisas que fascinam 3 - As Cápsulas do Tempo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Coisas que fascinam 3 - As Cápsulas do Tempo

Todos nós já ouvimos falar das Cápsulas do Tempo. São lugares, salas ou recipientes que, ao serem abandonados ficam intocados durante anos. Quando esses lugares são abertos eles parecem ter parado no Tempo. 
Existe uma dessas Cápsulas no meu bairro. É um antigo Departamento dos Correios que esteve activo durante décadas na rua Luciano Cordeiro. A minha avó chegou a trabalhar nele. Um dia fechou as portas, pura e simplesmente. E desde então ficou exactamente como estava, há mais de 20 anos. Quando passamos por ele, ficamos com a estranha sensação de estar a olhar para uma típica instalação do início dos anos 80. A poeira já caiu lá dentro e eu pergunto-me porque é que ninguém vem comprar ou alugar aquele espaço. Está no centro da cidade, muito bem situado...porque é que ninguém o quer?
 Eis a fachada:

Já olharam para os puxadores das portas? Este Design era muito comum na década de 70, princípio dos anos 80. Já viram o tecto? Aqueles tectos eram muito vulgares nessas décadas.
Quando olhamos para o interior, reparamos nas linhas austeras das escadas, tão vulgar nesse tempo...

Paredes escuras, de mármore escuro, linhas rectas, tudo muito despojado...

Se eu encontrasse estes vasos à venda numa loja de velharias eu podia acertar na década em que foram feitos (meados de 70, princípios de 80). Porquê? Por causa dos dourados e dos espelhados e da mania de construir tudo em camadas e andares:

...e as mesas? Tinham a mania de criar suportes com formas de blocos geométricos:

...e os candeeiros? Ai os candeeiros, tão seventies!

Ei-los vistos de longe. Esta também era outra das características típicas na Decoração dos anos oitenta, colocar a iluminação de forma simétrica, em dois cantos da sala. A iluminação não era feita da mesma maneira que hoje:

...e os sofás? Era muito vulgar misturar branco com vermelho ou azul, cores garridas, que davam às instalações um ar de praia. Uma dos lugares favoritos de Portugal para se fazer férias nos anos 80 era a Estância de Tróia que tinha, nos seus quartos de hotel, uns sofás iguais a estes.

...fios eléctricos muuuiiiito antigos, que não eram tão leves e tão flexíveis como os de agora. Dá para ver que são duros e pesados...

Só agora é que apareceram cartazes de agências imobiliárias que deixaram o seu contacto. Mas este sítio não desata. Nem a crise (que baixa logo o preço dos imóveis) parece incentivar os empresários a ficar com isto. 
Eu e a Sandra costumamos brincar e dizer que este lugar deve ser um dos sítios escondidos dos feiticeiros do mundo do Harry Potter. O hospital deles, Saint Mungus, está escondido dentro de uma boutique de roupa velha dos anos 60, uma loja que fechou as portas e nunca mais abriu, deixando a montra como estava. Talvez este posto dos Correios também seja deles...

2 Misterioso e fascinante em Sab 26 Abr 2014 - 22:19

Acima de tudo, este lugar fez-me lembrar sempre o "Play Time" do realizador francês Jacques Tati, e o seu ódio à vida moderna, que descaracteriza o ser humano.

Por acaso eu gosto dos sofás... Very Happy 

As fotografias estão ótimas!

Sónia, fico impressionada com a sua delicadeza e sensibilidade, mas acima de tudo a sua prespicácia e inteligência, com certeza saiu a mãe, adoro ler os seu comentários, tudo tão bem explicado e vê pormenores onde a maioria não vê nada...

bjinho!

Um beijo Luna
Ver perfil do usuário
Puxa, adoro esse ar retrô dessa sala! Uau, se pudesse pegava as poltronas pra mim kkkkkk
Minha casa é uma mistura de estilo, coloco aquilo que acho bonito e pronto mas sempre tive grande queda por coisas vintage, retrô. Cheguei a comprar móveis novos e mandar lixá-los para que eu pudesse fazer pátinas ou pinturas com Betune - uma tinta que confere acabamento de madeira antiga, fica lindo rsrs
Acho que na casa da gente é pra ter liberdade de expressão e não apenas para causar boa impressão e essas poltronas ficariam muito bem na minha sala de tv kkkkk

Muito bonito mesmo e uma pena que esteja tudo assim abandonado.

beijinhos Sónia, obrigada por nos mostrar Wink

5 Obrigada pelos elogios. em Seg 5 Maio 2014 - 21:46

Obrigada pelos elogios que me deram. Como já disse antes, este tipo de sensibilidade é uma coisa que se treina. É só esvaziar a cabeça, olhar à nossa volta e coisas maravilhosas começam a acontecer. As coisas aparecem quando não esperamos por elas. Bijinhos.

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: