Hora Certa
Últimos assuntos
» Um Natal mais simples
Sab 12 Dez 2015 - 19:25 por Sonia Momoi

» Retorno
Dom 4 Out 2015 - 10:30 por Rose.rslam

» Caixas para a secretária da mamã
Sab 3 Out 2015 - 17:50 por Luna Bijoux

» Mudanças em casa
Sex 11 Set 2015 - 19:12 por Maria Jose zanin

» Como fertilizar uma terra que já não dá «chão para uvas».
Qui 10 Set 2015 - 9:25 por Rose.rslam

» Olá
Qui 10 Set 2015 - 9:07 por Rose.rslam

» Ideia criativa para uma varanda
Qua 9 Set 2015 - 21:01 por Beatrizz_20665

» Os meus jardins em casa
Qua 10 Jun 2015 - 23:03 por Rose.rslam

» Cozinhando com o Sol - Parte 2
Qua 10 Jun 2015 - 22:54 por Rose.rslam

Palavras chave

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Setembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Forno no Brasil, Geleira em Portugal...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Forno no Brasil, Geleira em Portugal... em Sab 15 Fev 2014 - 15:52

 
Tenho lido as queixas dos Amigos Brasileiros a propósito do imenso calor que têm sofrido nos últimos tempos, a ponto de se sentirem verdadeiramente mal. Então, esta primeira parte do post é para eles:
Para os Amigos dos Brasil:
 
Plantas refrescam a casa de maneira natural
Nesta época do ano, as altas temperaturas são a grande atração do verão. Com isso, o uso do ar-condicionado é intensificado. Entretanto, apesar de arejar os ambientes, o equipamento pode fazer mal à saúde quando utilizado em excesso. Dessa forma, a alternativa encontrada por muitas pessoas para tornar a casa mais fresca e, ainda por cima, mais bonita, é abusar das plantas.
A especialista em paisagismo, jardim e design de interiores, Ivani Kubo, de São Paulo (SP), explica que as folhagens são ótimas aliadas na missão de contribuir com a circulação do ar e reduzir o aquecimento dos ambientes. “Elas deixam os espaços internos úmidos, pois ‘transpiram’ a umidade que retém e tornam a sensação térmica mais agradável”, explica. Além disso, devido à constante troca de oxigênio e gás carbônico que fazem com a atmosfera, elas também contribuem para a limpeza do ar.
A indicação da especialista é que, independentemente da planta escolhida, ela fique em um local com iluminação indireta e ventilação. “De preferência próximo a uma janela, para que haja renovação do ar”, orienta. Em relação aos cuidados, segundo ela, o mercado disponibiliza kits de irrigação que conferem mais autonomia. “Eles disparam água à medida que for necessário e exigem apenas manutenção periódica”, indica.
Tipos de plantas
A profissional elenca as plantas que conferem mais frescor aos cômodos da casa e que podem ser facilmente encontradas em floriculturas:



• Asplenium; 









• Ficos;









• Pleomele;







• Dracena






• Palmeirinha de bambu






• Zamioculca






• Lírio-da-paz






• Samambaia








Decoração
Se o espaço que receberá as plantas for pequeno, a paisagista sugere a colocação em painéis ou em um jardim vertical. “Dessa forma, é possível criar um ambiente agradável por meio da decoração com plantas fixas no teto ou nas paredes”, comenta. Tratando-se das samambaias, que sempre devem ficar suspensas para sobreviver, a praticidade é ainda maior. “Causam impacto e ainda diminuem o calor”, conclui.
 

Informações obtidas em   http://www.dicasautore.com.br/publicador/CMS.do
 
Para os Amigos de Portugal:
 
Em contrapartida, aqui está um frio de congelar, inundações, vagas altas, ventos de rajada, etc e…… Constipações e Gripes com abundância.
Então, para os Portugueses:


A medicina convencional diz que o número de problemas respiratórios aumenta porque as pessoas se aglomeram mais. Pode até ser, mas todo bom médico recomenda que seus pacientes se agasalhem adequadamente, para proteger-se da ação do frio. Estamos tão desacostumados com o frio que, numa falta de atenção, podemos sair de casa mal agasalhados e acabar sendo surpreendidos por uma mudança de tempo brusca. As crianças e idosos são mais vulneráveis à falta de agasalho, por isso é preciso cuidado redobrado com eles.
Se a medicina convencional não valoriza o frio, as medicinas tradicionais dizem que ele é o principal fator e que os vírus se aproveitam de uma maior fragilidade das nossas defesas nessa época. Por isso daí vem vários conselhos simples para se proteger. Um cachecol protegendo o pescoço é importante, na visão da medicina chinesa, já que aí se situam os pontos onde ela acredita que o frio penetra no organismo.
Bebida quente e ervas 'amornantes'
Outro cuidado sugerido pelas medicinas tradicionais, também prazeroso, é tomar com frequência bebidas quentes. Uma xícara de chá ou café quente vem bem a calhar nos dias frios. Algumas ervas que podem ser colocadas nos chás são chamadas de “amornantes” pela medicina chinesa e ayurveda. Isso significa que elas podem proteger contra as doenças causadas pelo frio. A canela, o gengibre, a erva-doce e a pimenta do reino são algumas das plantas comuns que exibem essas características. Algumas plantas brasileiras também possuem essa tradição como a erva-mate.
Dieta para o frio
Algumas modificações na alimentação são recomendadas pelas medicinas tradicionais. Deve-se evitar as saladas e outros alimentos frios como sorvetes. No seu lugar podemos colocar uma entrada quente como uma sopa e outros alimentos previamente aquecidos. As medicinas tradicionais ainda recomendam evitar excesso de alimentos de natureza “refrescante” como laticínios.
Vacina
Há uma medida convencional que ajuda muito que é a vacinação. Pessoas idosas (acima do 60 anos) ou aqueles que costumam ter gripes frequentes devem se vacinar contra gripe. A vacina contra gripe cobre apenas um tipo de vírus chamado de influenza. Entretanto, esse é o vírus que causa as gripes mais severas. Existe também uma vacina contra o pneumococo - bactéria que causa pneumonia. Essa vacina é recomendável para pessoas com problemas pulmonares crônicos, doenças que enfraquecem a imunidade ou que tiveram pneumonias de repetição.
Plantas que estimulam a imunidade
Existem algumas plantas medicinais que estimulam a imunidade e podem reduzir a chance de contrair um resfriado. Entre essas plantas a mais estudada é a equinácea (Echinacea purpúrea ou E. pallida).que era usada pelos índios norte-americanos no tratamento de infecções. Apesar de haver algumas divergências e alguns trabalhos científicos que não mostraram resultados, em outros onze estudos clínicos a equinácea demonstrou ser ativa contra infecções, incluindo resfriados.
Existem também algumas plantas medicinais que exibem atividade antiviral “in vitro” (ou seja em condições experimentais em laboratório). Elas ainda não possuem comprovação clinica de que funcionam na gripe, entretanto há uma forte informação etnobotânica (ou seja da medicina popular) do seu uso em viroses respiratórias. Entre as mais estudadas temos a alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) e a melissa ou erva-cidreira (Melissa officinalis). Essas plantas podem ser usadas na forma de chá (infusão) logo no momento que aparecem os primeiros sintomas de virose, na tentativa de atenuá-los e reduzir o tempo de doença.
 O eucalipto é uma das plantas mais populares. Tradicionalmente conhecida por suas propriedades medicinais contra doenças respiratórias, especialmente para o tratamento frio. Então, se você sofre de frio, muitas vezes pode lembrar o eucalipto como um remédio natural para tratar.
Eucalipto, Eucalyptus melliodora cientificamente conhecido como, é uma planta encontrada em toda a Europa, Ásia e América. Apesar de sua popularidade, a planta eucalipto tem benefícios terapêuticos para o tratamento de problemas respiratórios, como resfriados.
Óleos essenciais de folhas de eucalipto são capazes de reduzir os sintomas da gripe, tais como dor de cabeça e congestão nasal. Estas propriedades podem obter através da inalação dos vapores decorrentes da decocção das folhas, dos derivados de petróleo tópica de eucalipto, ou de sua infusão.
Além disso, o óleo de eucalipto é útil para reduzir o catarro, que muitas vezes acompanha a frio, graças a suas propriedades expectorantes. De acordo com algumas doses de investigação entre 0,05-0,2 ml óleo de eucalipto tem se mostrado eficaz na redução e eliminação da tosse catarro.
O eucalipto é uma planta, você pode contar, para reduzir os problemas respiratórios, principalmente as complicações e frias possível. No entanto, é muito importante que você considere que esta planta pode ter alguns efeitos colaterais e contra-indicações.
Note-se que a planta de eucalipto pode ser um remédio natural para tratar resfriados, mas lembre-se que você precisa de autorização médica para o consumo.

Erva Cidreira:



Equinácea Purpura




Eucalipto:






Informações obtidas em

http://vipmulher.com/plantas-medicinais/artigo-116.html

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/gripes_resfriados_inverno.htm

Fotografias extraídas de vários sites da Net


_________________

Luna, minha Irmã, obrigada!
Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum